06/10/10

Sheena Iyengar: A arte de escolher

Pra vocês eu não sei, mas, pra mim, escolher é complicado!!! Eu tenho que saber o máximo de informações possível antes de tender para umas das opções. E, pior, se eu já eu tiver uma tendência, vou mesmo assim pesquisar antes só pra ter plena certeza do que vou fazer. É uma escolha minha, ué...!!!
...
Mas, antes que digam, isso pra mim não é um suplício tãããããão grande assim!!! Nesse processo todo, eu acabo descobrindo muuuitas coisas legais que não descobriria se não tivesse pesquisado antes e tivesse tomado a decisão de chofre ou na intuição. (Veja bem, não quero desmerecer a intuição, mas sim, torná-la uma aliada da razão, quando puder. A intuição é muito mais presente na minha vida do que tentarei discorrer contrariamente aqui.) Portanto, escolher acaba se tornando um jeito de pesquisar sobre coisas novas.
...
Falando então sobre escolha e pesquisas, segue um videozin muito desconcertante da pesquisadora Sheena Iyengar. O vídeo, A Arte de Escolher, é desconcertante pois mostra o quanto estamos cegos (releiam isso de novo e perceberão a sacada) diante da assombrosa incapacidade de perceber que um simples mecanismo, o da escolha, pode revelar tantas características culturais de um povo. Até o simples ato de ter que escolher ou não revela peculiaridades e idiossincrasias (palavrinha bunita, né...???) da cultura circunscrevente ao indíviduo (caprichei, hein!!!).
...
Segue o vídeo (também disponível aqui: www.ted.com/talks/lang/por_br/sheena_iyengar_on_the_art_of_choosing.html):
...

...
Pra encerrar, vai uma frase que me acompanha já faz uns dois anos e, cada vez que penso nela, mais percebo por que o Destino decidiu não mais cuidar do seu jardim de labirintos: "Toda escolha pressupõe uma renúncia"!!!
...
Certo...???
...
Pois é, excepcionalmente hoje, abrirei uma exceção!!! Podem escolher entre dois pratos: Preá à Caçadora com Batatas ao Murro, ou, Perdiz à Frufru com Cebolas Gratinadas no Mel!!!
...
Ôra Meu, só prato chique, bixo!!! Chóia!!! Escolham bem, mas não me venham reclamar depois, hein!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário